Procurar no site


Contacto

Mandala-Psicoterapias
Consultas mediante marcação em Lisboa - Torres Novas - Sertã . Coimbra - Porto

926 500 736 - 916 310 626

E-mail: mandala.psicoterapias@gmail.com

EMDR - Dessensibilização e Reprocessamento de Experiências Traumáticas

 Nova forma de psicoterapia, denominada EMDR® – Eys Movement Desensitization and Reprocessing, que assenta num método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro. Tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais amplamente pesquisados nos EUA, com recomendação especial da Associação Americana de Psiquiatria.

O referencial teórico adoptado pelo EMDR® parte do pressuposto de que quase todos os transtornos mentais sejam resultantes de eventos traumáticos ocorridos no passado. Fruto de larga pesquisa as possibilidades de intervenção foram ampliadas passando a abranger as fobias, os transtornos do pânico, depressão e enfermidades psicossomáticas.

Existe vários sinais que indicam um trauma emocional. O passar por experiências trágicas, como a perda de entes queridos, acidentes e outros não significa necessariamente que a pessoa desenvolve um trauma. Isso depende de factores de vulnerabilidade presentes no momento. Uma boa indicação da existência de trauma é a impressão que a experiência passada insiste em permanecer no presente. O registo da situação marcante fica aprisionado num “nó neurológico” e é reestimulado por acontecimentos similares provocando vários sintomas tais como: Evitação persistente a lugares pessoas e situações que façam recordar a experiência; distanciamento emocional e social de pessoas subjectivamente significativas; sensação de um futuro abreviado; dificuldade em dormir; irritabilidade e explosões de fúria; dificuldade de concentração; hiper-vigilância; sentimentos de ameaça constante; ansiedade recorrente.

Quando o terapeuta pede ao cliente para pensar em alguma situação disfuncional e inicia a estimulação bilateral, que tanto pode ser ocular como táctil ou auditiva, o cérebro desencadeia o mecanismo de processamento de informação, activa a rede neuronal onde ficou o registo traumático bloqueado, e através da interacção com outras redes neurológicas, este é processado de forma adaptativa. Factor importante no processo é também a libertação de carga emocional associada à situação.

 Denominada genericamente como terapia de Reprocessamento, o EMDR® foi idealizado como terapia breve e focal. O resultado é evidente em poucas sessões e permanece de forma duradoura.